R Quintino Bocaiuva, 1219, Ribeirão Preto/SP

BLOG

clinica barsotini

Lentes de Contato

Por Autor object
Postado em 27.06.2020

O sorriso é a porta de entrada para as boas ou más impressões. Frequentemente ouvimos que ele é nosso “cartão de visitas”, responsável por transmitir a primeira impressão sobre alguém. Por isso, é comum as pessoas se preocuparem, cada vez mais com ele.

Antigamente, não existia tanto essa vaidade, já que os tratamentos odontológicos ainda estavam em desenvolvimento. Além disso, naquela época, não existia a pressão social por beleza que existe hoje, desenvolvida pelas redes sociais.

Atualmente, com uma série de modelos inspiradores na internet e com a diversidade de opções de correções dentárias, possibilitadas pelos processos de estética bucal, a procura pelo aperfeiçoamento do sorriso tem aumentado e um dos tratamentos mais buscados nos últimos anos é a implementação de lentes de contato. Entre 2014 e 2017, a busca por esse procedimento triplicou no Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE).

Mas afinal, o que são as lentes de contato dentais e por que as pessoas estão implantando cada vez mais?

As lentes de contato são lâminas de resina ou porcelana, de 0,2 a 0,5mm de espessura, que são moldadas para cada paciente e implantadas em cima dos dentes, como uma capa. 

Ao contrário do que muitos pensam, as lentes de contato não servem apenas para clarear os dentes. Elas possuem uma série de funções. Confira algumas delas:

 

Principais funções das lentes de contato dentais

  • Clareamento dos dentes;
  • Preenchimento de espaços entre os dentes;
  • Aumento da largura e do comprimento dos dentes;
  • Correção de desalinhamentos dentários;
  • Disfarces de problemas ortodônticos, envelhecimento natural dos dentes e fraturas;
  • Diminuição de retrações e desgastes do esmalte dental;

 

Com todas essas funções, as lentes de contato são capazes de modificar os dentes dos pacientes, proporcionando a construção de um novo sorriso e aumentando, assim, a autoestima dos indivíduos.

Apesar de todas as vantagens, as lentes de contato não são indicadas para qualquer paciente. Algumas características dentárias impedem a realização desse procedimento. Confira algumas delas:

Situações em que o uso das lentes de contato dentais NÃO é indicado:

  • Pacientes com alteração acentuada na cor dos dentes (se os mesmos forem muito manchados, a lente não será capaz de clareá-los);
  • Pacientes com bruxismo (o ranger de dentes pode fazer as lentes quebrarem);
  • Dentes com restaurações muito antigas;
  • Dentes fracos e desvitalizados;
  • Pessoas que possuem dentes sobrepostos;
  • Pessoas com problemas na mordida (a arcada dentária superior não encosta em todos os dentes inferiores);
  • Quando há diminuição do esmalte dental;
  • Entre outros motivos.

 

Tipos de lentes

Como já foi dito, existem dois tipos de lentes de contato, a de resina e a de porcelana. Por serem de materiais completamente diferentes, esses dois tipos se diferenciam na durabilidade e resistência. A lente de porcelana é mais resistente e sua duração varia de 10 a 15 anos. Por causa disso, o preço também é maior. Além do mais, a lente de porcelana, se danificada, pode ser restaurada, sem necessidade de troca. Já a lente de resina, tem pouca durabilidade, pode manchar e se for danificada precisa ser substituída. Por se tratar de um material mais simples, a implementação também é mais simples e é realizada em uma única sessão, além de ser mais barata.

Para saber qual tipo de lente de contato é mais indicado para você e para ter certeza de que os seus dentes estão aptos para receberem esse material, agende já uma consulta com um de nossos profissionais. Nossa equipe de Estética Oral está preparada para fazer sua avaliação. Saiba mais!

 

Compartilhe nas redes


Dra. Hani
Especialista em implantes e Estética
" Oferecer um serviço de qualidade, integro e justo é o que me move. Para isso, investimos em atualizações, em um corpo clinico especializado e um espaço confortável e de ponta para os clientes e amigos."



NEWSLETTER

Faça seu cedastro e receba novidades sobre a Clínica